Aula 09

O CONCEITO DE SOCIEDADE – O QUE É SOCIEDADE?

1. OS DOIS MODELOS DE SOCIEDADE

a) SOCIEDADE COMO SOMA DE INDIVÍDUOS – obra planejada e criada pelos indivíduos que a compõe. Espécie de “máquina” (ex. teoria do contrato social) – modelos do “livre-arbítrio”;

b) SOCIEDADE COMO ENTE – sociedade é uma espécie de “ente”, algo “orgânico” distinto dos indivíduos que a compõe. Influência dos modelos biológicos (ex. sociedade “orgânica” do Positivismo) – modelos do “determinismo”;

c) PARADOXO: No primeiro modelo, poderia existir indivíduos sem sociedade. No segundo, sociedade sem indivíduos. Teorias põem um “abismo” entre indivíduo e sociedade.

2. IMPOSSIBILIDADES:

A) SUJEITO “EM GRAU ZERO”: o indivíduo imaginado pelos teorias do tipo “a” é sempre um indivíduo adulto. Além disso, que seria de nós se não tivéssemos aprendido a falar, comer, etc.? Esse “eu” separado do mundo é uma ficção moderna que sequer existe em outras culturas (ex. cultura indiana);

B) SOCIEDADE “LÁ FORA”: as teorias do tipo “b” concebem a sociedade como se fosse algo “lá fora”, algo que está aí independente dos indivíduos que a compõem, como se, na hipótese de um vazio de pessoas, sobre “algo” como a sociedade;

C) RAIZ DO EQUÍVOCO: pensamos as coisas exclusivamente em termos de substâncias. No primeiro caso, a substância tem que ser o indivíduo concreto e a sociedade é uma “peculiaridade” dessa substância. No segundo caso, a substância é algo “supra-individual” metafísico (o “organismo coletivo”). Pensamos unicamente em substâncias e não aprendemos a pensar as coisas em termos de relações e funções.

3. SOCIEDADE COMO REDE

A) METÁFORA DE REDE DE FIOS – A sociedade é como uma rede de fios: não existe sem que esses fios estejam lá, mas não se reduz à soma desses fios. Quando usamos a palavra “rede” estamos pensando justamente nessa “relação” que os fios estabelecem entre si;

B) INDIVÍDUO – MATRIZ E MOEDA SOCIAL – não existe “sujeito em grau zero”. O indivíduo é moldado pelo seu meio social na mesma medida em que ajuda a o construir. A sociedade não existe “fora” desse indivíduo nem o indivíduo “fora” da sociedade. 

C) MOLDURA DO COMPORTAMENTO SOCIAL – O indivíduo age dentro da moldura social que lhe é oferecida. Mas essa moldura não é estática, pois não existe “em si mesma”, são apenas os indivíduos que a compõem na mesma medida em que a recebem e reproduzem. Indivíduos são livres apenas na medida do “mundo” que recebem.

4. OS ESTABELECIDOS (“ESTABILISHMENT”) E OS “MARGINAIS” (“OUTSIDERS”)

– Experiência de Norbert Elias em “Winston Parva”.

A) GRUPOS MAIS PODEROSOS: auto-imagem “melhor” / os anômicos são exceções e os nômicos regra geral.

B) GRUPOS FRACOS: imagem de “pior” dos fortes / incorporação dessa imagem / os anômicos são regra e os nômicos como exceção.

C) EXCLUSÃO COMO PRESERVAÇÃO DE IDENTIDADE. Precisamos afirmar nossa auto-estima estigmatização dos demais. Manutenção de privilégios.

D) REMISSÃO A RAÍZES “NATURAIS” – Os grupos poderosos jamais atribuem a si mesmos a razão da desigualdade. Ela está estabelecida por razões “naturais”.

5. BRASIL: “A SOCIEDADE CONTRA O SOCIAL” (RENATO JANINE RIBEIRO)

A) “A SOCIEDADE” – relação com o econômico e com os grupos dominantes. “A sociedade trabalhadora” e assim por diante;

B) “O SOCIAL” – relação com a pobreza e iniciativas assistenciais e de caridade;

C) SEPARAÇÃO “SOCIEDADE” VERSUS “SOCIAL” – Primeiro divisor é a polícia. Excluímos determinados grupos contra a “sociedade”. Ex. “morador de rua” incomoda “a sociedade”; os “cidadãos” vêem-se incomodados pelos “flanelinhas e camelôs”; “sociedade” é atingida pelo “PCC”;

D) A “SOCIEDADE” SUBSTANTIVA – na realidade manifesta uma relação de poder que exclui grupos com menos poder da própria “sociedade”. Uma sociedade em sentido tecnicamente correto deveria incluir todos os pontos, uma vez que todos se tocam. 

~ por moysespintoneto em outubro 9, 2008.

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